Após convocação antecipada para a Assembleia, por meio de whatsapp, redes sociais e publicação de edital de convocação no jornal A Tribuna do dia xxx, foi realizada no dia 22 de novembro de 2023 a Assembleia Extraordinária para apresentação e votação do novo estatuto da ASPOMIRES, que entrará em vigor a partir da próxima gestão que se inicia em 2027.

A comissão revisora foi formada por CEL PM REF Paulo José Soares Serpa, CEL PM RR Carlos Henrique Pereira França (CDF), Cap RR BM Walter Victorino Luz Pinto, Sargento REF PM Luiz Carlos Martins de Brito e Sargento RR PM Marco Aurélio Lugão de Oliveira (CD Conselho Diretor). A revisão durou 6 meses, sendo iniciada em abril de 2023. Foram analisadas e adaptadas à nossa realidade, as melhores práticas das entidades militares e civis visando modernização da Aspomires.

“Nosso objetivo foi modernizar o estatuto para promover a continuidade administrativa e financeira da Aspomires, trazendo o equilíbrio financeiro e oportunidade de novas receitas para a instituição e ampliar os serviços para os associados” Walter Victorino – Cap RR BM

Foi feita a primeira e segunda chamada nos horários previstos no edital, sendo a Assembleia aberta às 14h52 pelo Presidente da Aspomires, Cap. Thompson em terceira chamada com o quórum dos presentes oficialmente previsto no atual estatuto. Antes de passar a palavra à mesa diretora, foi realizada uma oração pelo Pastor e Ten.Marcos.

Para direção da mesa, houve a abertura de inscrições, estendida a todos os presentes. Foram inscritos e validados, via voto dos presentes, os seguinte associados para direção dos trabalhos.
– Presidente da Mesa: Edson do Carmo Ribeiro Cel PM RR
– 1º Secretário – Edward Betzel Cap PM RR.
– 2º Secretário – José Barbosa Soares Cap BM Ref

Às 15h o Presidente da Mesa declarou aberta a Assembleia com uma palavra de orientação sobre a leitura e o método de inscrição dos presentes que quisessem perguntar ou fazer propostas após a leitura completa de todo o documento.

Foi solicitada a leitura do novo estatuto pelo SGT Lugão, que inicialmente explanou sobre as necessidades de melhoria no estatuto para a melhoria da estrutura, economia e modelo atual de gestão. A leitura transcorreu sem interrupções sendo continuada pelo Cap. Victorino, da Comissão Revisora

As principais mudanças foram:
– Redução de número de Diretores;
– Eleições independentes para CD e CDF;
– Candidaturas individuais para CDF;
– Redução de número de Conselheiros;
– Redução de número de reuniões remuneradas;
– Limites para mandato de Presidente e Vice Presidente;
– Segurança de recebimento de Auxílio Financeiro.
– Criação de uma Comissão Eleitoral, dando total isenção no pleito eleitoral.

Após o encerramento da leitura, foi repassada a palavra de volta à mesa, na pessoa do Cel. Edson, e na sequência foi aberta a oportunidade para realização das inscrições dos interessados a apresentarem questionamentos ou perguntas a Comissão Revisora..
Foram inscritos:
– Pratinha – Otávio Xavier Prata – 3757-9
– Neto – Sebatião Antônio Neto – 5659-5
– Daniel Simões RG 23.100-6
– Jorge Ribeiro Caetano – RG 13.636-4
– Olmir Castiglioni – RG 14.114-7

Todos os itens perguntados ou questionados sobre artigos específicos do novo texto foram prontamente esclarecidos pelos representantes da comissão e pelo Presidente da mesa.

Às 16h53 foi feita a votação para aprovação do novo Estatuto sem alterações no texto proposto, apenas com a ressalva da manutenção das Diretorias Regionais Norte e Sul, assunto anteriormente debatido e ratificado em voto. A aprovação foi feita pela ampla maioria dos presentes, validando o compromisso da atual diretoria coma modernização da gestão, numa demonstração de austeridade, transparência e economia para a nossa ASPOMIRES.

Compartilhe:

Veja Também

Francisco Ivo da Silva

Posto: Sargento PM, Falecimento: 10 de Fevereiro de 2024, Nossa homenagem póstuma, em memória de sua vida e seus serviços prestados ao estado do ES.

Leia Mais »